Grupo InfoArte

_O que é identidade visual e como criar a sua

Set/2021 | Leitura: 2 minutos

A identidade visual é uma representação visual da personalidade, da cultura e dos valores de uma empresa ou marca. É composta por elementos visuais distintos, como logotipo, tipografia, cores e padrões, que ajudam a criar uma imagem única e consistente para a marca.

O objetivo da identidade visual é criar uma conexão emocional com o público-alvo e estabelecer uma presença forte e reconhecida no mercado. É importante que a identidade visual seja coerente e consistente em todas as ações de marketing e comunicação da empresa, incluindo anúncios, embalagens, materiais promocionais, site e presença nas mídias sociais.

A identidade visual é uma ferramenta valiosa para diferenciar a marca de seus concorrentes e transmitir sua mensagem de maneira clara e impactante. Além disso, ajuda a estabelecer confiança e credibilidade com o público, reforçando a reputação da marca.

O processo de criação de uma identidade visual deve ser cuidadoso e baseado em pesquisas sobre a personalidade da marca, seu público-alvo e sua posição no mercado. É importante trabalhar com profissionais capacitados, como designers gráficos, para garantir que a identidade visual seja coerente, atraente e efetiva.

Onde aparece

Sua identidade visual aparece em todos os seus canais de comunicação, no seu site, nas suas redes sociais, no seu cartão de visita, no uniforme da sua empresa, etc.

Todo lugar onde você pretende criar uma comunicação com o seu cliente, a sua identidade visual aparecerá.
E é importante criar uma identidade que demonstra o diferencial da sua marca no mercado, pois gera conexão com o seu público.

Como criar a sua

Para criar uma identidade visual que demonstre a personalidade da sua marca é importante ter em mente alguns detalhes:

> Quem é o seu público? Porque é quem você vai atrair com a sua marca.
> Qual o seu posicionamento de mercado? Pois demonstra quem você é e pra onde quer ir.

LEIA TAMBÉM  A importância do marketing digital e do atendimento ao cliente para o sucesso de um negócio

A partir disso, pense em cores, fontes e elementos visuais que demonstrem as sensações que pretende gerar nas pessoas.
A sua identidade visual poderá ser composta por um logotipo bem elaborado, cores que identificam a sua marca, elementos visuais que poderão ser usados na criação de artes para produtos gráficos ou digitais, por exemplo.

Para concluir…

Criar uma identidade visual marcante é importante para os pequenos negócios que precisam se destacar em mercados cada vez mais competitivos.

Quando a sua marca é vista pelo potencial cliente ela precisa se destacar e chamar a atenção. Bem construída, a identidade visual engaja e gera interesse das pessoas, as faz lembrar da sua empresa.
Cores, gráficos, elementos geométricos, se bem trabalhados em conjunto podem transmitir confiança para o cliente, alegria, leveza.

E você, já tem uma identidade visual bem elaborada da sua empresa? Para orçamento de criação de identidade visual ou outros serviços de marketing, entre em contato com a gente!