Quando falamos de visitas orgânicas nas redes sociais, nos referimos àquelas pessoas que acessam seu perfil de forma mais “natural”, ou seja, são aquelas pessoas que geralmente te seguem porque conhecem o seu trabalho ou gostam de suas publicações ou porque alguém indicou seu perfil, por exemplo. Já quando nos referimos às pagas, estamos falando das pessoas que acabam conhecendo ou vendo sua publicação quando ela é “patrocinada”.
Na publicação patrocinada você paga para que a plataforma ou rede social mostre essa publicação para mais pessoas verem. É interessante patrocinar uma publicação para atingir um público novo, que ainda não conhece o seu trabalho ou para direcionar as pessoas que já te seguem para uma ação, seja clicar no link da postagem, ver o vídeo, acessar o seu site, etc.
No Instagram, por exemplo, ao impulsionar uma publicação você pode optar por alcançar novas pessoas, mais visitas ao seu perfil, mais acessos ao seu site ou mais mensagens. As publicações patrocinadas podem aparecer no feed de notícias, na aba Explorar ou nos Stories.
Para bons resultados no impulsionamento é importante elaborar uma estratégia, com um objetivo bem definido, uma arte bem elaborada e deixar claro qual ação espera das pessoas que verão esse post. Porque ao rolar o feed, o seu potencial cliente pode ver sua postagem impulsionada e não se interessar, nem entender o que você espera dele.
As visitas orgânicas são essenciais para manter suas redes sociais engajadas e sempre em movimento, sem custos adicionais. Já as visitas patrocinadas ou pagas, vão ajudar a espalhar seu trabalho para quem ainda não te conhece.
Impulsionar aumenta a movimentação do seu perfil, aumenta alcance e possibilidade de vendas, mas o que mantém o seu perfil e trabalho a longo prazo é a interação orgânica, aquelas pessoas que já te conhecem e apreciam o conteúdo que você compartilha, que se sentem engajadas porque se identificam.
Essa identificação do público com o seu conteúdo acontece quando você tem bem definido o seu público e cria conteúdo que ele aprecia. Os seguidores que mais engajam com o seu conteúdo recebem mais seus posts de forma orgânica, já que a plataforma limita o alcance das postagens não patrocinadas.
Usar ou não publicações patrocinadas vai depender da sua estratégia de marketing, do orçamento disponível e dos seus objetivos.
O uso equilibrado de conteúdo que “conversa” com o seu público e impulsionamentos pontuais, com objetivos bem definidos segue sendo o caminho mais cuidadoso e que funciona. Testes podem ser feitos e estratégias alteradas. Há inúmeros caminhos que podem ser percorridos, o importante é fazer sentido para você e para a realidade do seu negócio.